Antes de conhecer a importância da identidade visual para o seu negócio, a pergunta número um é: o que é identidade visual?
Basicamente, a identidade visual é o conjunto de elementos que representam sua empresa visualmente, que envolve desde a logomarca até a paleta de cores e tipografia (fontes) usadas nos seus materiais para identificar a personalidade do seu negócio.
A criação de uma identidade visual equilibrada, versátil e marcante é um dos primeiros – se não o primeiro passo – para transmitir ao público credibilidade e confiança, além de conquistar a identificação da sua empresa em meio à concorrência.
Por isso, pode-se dizer que você precisa de uma identidade visual para:
Ampliar o reconhecimento de sua empresa e de seus produtos e serviços;
Garantir uma boa imagem para sua empresa;
Destacar-se da concorrência;
Criar campanhas publicitárias bem-sucedidas;
Anunciar e comercializar novos produtos e serviços.
Assim, o processo de criação da sua identidade visual envolverá uma série de fatores mais amplos, como:
A cultura interna da empresa;
A imagem perante o cliente;
O posicionamento da empresa no mercado e diante dos concorrentes;
Sua missão, visão e valores.
Acha um exagero? Então pense nas maiores marcas mundiais de diferentes segmentos e imagine dar de cara com elas drasticamente (visualmente) mudadas. A Coca-Cola com um rótulo amarelo e letras roxas. O MC Donald’s marrom e verde. A Apple laranja.
É claro que esses são alguns exemplos extremos, mas todos eles nos ajudam a entender a dimensão da importância da identidade visual para um negócio.
Agora, que tal conhecer cinco passos para criar a sua?
Defina que imagem você quer transmitir
A imagem que você vai passar está totalmente ligada a sua mensagem. E ela deve responder à seguinte pergunta: por que a minha marca faz a diferença na vida das pessoas?
A partir daí, todas as suas escolhas deverão estar conectadas a essa mensagem.
Conecte-se (emocionalmente) ao seu público
Para aumentar o desempenho da sua empresa, é fundamental estabelecer uma conexão emocional com o consumidor. Afinal, são elas que garantem a fidelização do cliente e uma relação duradoura.
Use a identidade visual para representar graficamente, por exemplo, quais valores e bandeiras sua marca defende.
Seja forte, mas seja simples
As máximas “simplicidade é alma do negócio” e “menos é mais” são fundamentais nesse processo. Busque clareza e objetividade na sua identidade visual. Itens visualmente limpos e simples ajudam a passar sua imagem de uma forma certeira, sem gerar dúvidas nos consumidores.
Seja coerente
Manter um padrão é uma ótima forma de mostrar o equilíbrio e a coerência da sua marca.
A padronização da sua identidade visual permite que sua empresa seja facilmente identificada pelas pessoas até mesmo quando sua logomarca não estiver evidente. Fique atento nas cores da sua marca e utilize imagens que estejam de acordo com a mensagem que você definiu logo no primeiro passo.
Tenha um manual de uso
Apesar de ser o quinto passo, é ele que vai garantir que você consiga cumprir com êxito o passo anterior. O Manual de Uso da Marca facilita a padronização do uso de todos os elementos da sua identidade visual, trazendo normas, recomendações e especificações para o uso da marca, como opções de variações, informações das dimensões mínimas de reprodução e especificações técnicas das cores utilizadas.
Lembre-se, criar uma identidade visual alinhada com a sua empresa está longe de ser uma tarefa fácil, mas é – com certeza – uma forma imprescindível de assegurar ao seu negócio a força e a personalidade que ele precisa para conquistar seu próprio espaço no mercado.