Por que minha empresa tem que estar no Facebook?

Todos os dias, milhares de pessoas acessam as redes sociais não somente para estreitar relações pessoais e profissionais, mas também em busca de relações de consumo, seja como cliente ou como representante de uma empresa.

Por que minha empresa tem que estar no Facebook?

Redes sociais: aprenda a aumentar suas vendas no Facebook

Todos os dias, milhares de pessoas acessam as redes sociais não somente para estreitar relações pessoais e profissionais, mas também em busca de relações de consumo, seja como cliente ou como representante de uma empresa.

Esse conceito da criação de vínculos chegou ao Marketing Digital, trazendo com grande força seu segmento de maior destaque na atualidade: o marketing feito dentro das redes sociais.

Marketing nas redes sociais: como funciona e quais seus benefícios?

O marketing nas redes sociais conta com uma dinâmica diferente do marketing tradicional, atraindo o cliente de uma forma menos invasiva, com o chamado marketing de conteúdo. Assim, a ideia é que se ofereçam conteúdos relevantes para o público-alvo, de preferência, é claro, com algum tipo de relação com sua marca, fazendo links com seu site ou blog corporativo, postando vídeos, belas fotos, e até mesmo promoções.

As páginas de uma empresa nas redes sociais podem funcionar ainda como um canal de SAC, colocando você em contato com seu cliente para monitorar perspectivas e expectativas em relação à sua marca, bem como sua opinião sobre o produto ou serviço que você vem oferecendo.

Pode-se dizer, então, que o marketing em redes sociais oferece as seguintes vantagens:

  • Divulgação da marca, com o uso de técnicas de otimização de conteúdo (SEO);
  • - Engajamento com a audiência;
  • - Geração de tráfego no blog/site, por meio de links patrocinados;
  • - Conversão de vendas;
  • - Aumento do número de clientes.
  • - dicas para ampliar suas vendas online

As campanhas de marketing nas redes sociais podem ser feitas em diversas plataformas, como o Facebook, Instagram, Twitter. Tudo vai depender do viés e segmento de atuação do negócio.

Hoje, vamos falar exclusivamente do marketing nas redes sociais dentro do Facebook, dando cinco dicas para que sua empresa venda mais com a ajuda dessa rede.

Um levantamento do Social Media Update 2016 aponta que 79% dos usuários da internet têm uma conta no Facebook. De olho nos negócios, a rede social passou a possibilitar diversos tipos de anúncios e, embora não seja claro que sua finalidade é vender, ela, sem dúvida, pode ser usada para esse propósito. Mas, como?

1. Tenha um cronograma de postagens

Se você quer aparecer nas redes sociais, que seja com frequência e qualidade. Uma página abandonada gera desconforto e uma imagem negativa com o público. Por isso, ao criar sua página, é importante estudar a frequência dos seus seguidores e estabelecer um planejamento de publicações.

Falar sobre seus produtos, novidades, descontos e sorteios é uma maneira de garantir a periodicidade das postagens, mas lembre-se de “conversar” com seu público, investindo em conteúdos interativos, que ajudem a estabelecer uma relação de confiança.

Além dos assuntos, é importante ficar ligado no horário em que seus seguidores estão conectados, a fim de garantir que seus conteúdos sejam vistos. Para isso, a rede social dispõe do que chama de “Facebook Insights”, onde o administrador da página consegue analisar quais são os picos de acesso.

2. Interaja com seu público

Aparecer é importante, mas não é suficiente se você não gerar engajamento nos seguidores das suas redes sociais.

O Facebook é um espaço para interação e você deve aproveitar esse ambiente para conversar com seu público, esclarecendo suas dúvidas, compartilhando histórias e feedbacks interessantes de seus clientes e respondendo seus comentários (não somente os positivos!).

Ouvir o seu público e dar voz a ele é a melhor forma de fidelizá-lo. Afinal, mais do que seguidores, a ideia é que eles se tornem consumidores, certo?

3. Invista no Fabebook Ads

O Facebook Ads é uma ferramenta da rede social que permite que sua empresa amplie seu público e ainda conquiste um lead qualificado para conversão em clientes. Tudo isso é feito a curto prazo e com baixo orçamento.

Invista na criação de anúncios personalizados e na promoção de publicações, que dispõe de opções de segmentação de público, atingindo pessoas que estão nas redes sociais e se enquadram em seu público-alvo.

4. Não seja conhecido como “o mala”

Sabe aquela empresa que insiste que seu produto ou serviço é incrível e que o consumidor tem que comprar? Tenha certeza, você não quer ser o representante dela.

O boom de postagens com assuntos pouco relevantes não só não agrega em nada como faz de você “o mala” das redes sociais.

Invista em uma estratégia de Inbound Marketing, chegando ao cliente de maneira não invasiva e fazendo com que ele crie um vínculo com a sua marca simplesmente porque você se preocupa com as necessidades dele e tem valor a oferecer.

5. Convide seus clientes a “saber mais”

As publicações do Facebook demandam textos mais curtos e objetivos, mas, como falar tudo o que queremos para “convencer” nossos clientes? Simples e eficaz: faça uso do Call To Action, ou seja, das famosas “chamadas para ação” do marketing.

Expressões como “Saiba mais!” ou “Confira!” são opções eficazes para transformar uma dica em uma oferta e, quem sabe, indo mais além, em uma venda nas redes sociais.

Depois de tudo isso, não se esqueça de monitorar o desempenho de sua estratégia de marketing no Facebook, filtrando relatórios que te possibilitem observar quantas pessoas visitaram página da sua empresa ou, ainda, se essa estratégia realmente aumentou a conversão em vendas, entendendo melhor o processo de compra.